O problemão que o PIB causou ao Banco Central e entrevista com Danilo Igliori

As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta quarta-feira, 4. O resultado do PIB do Brasil voltou a surpreender o mercado financeiro. No segundo trimestre de 2024, o crescimento foi de 1,4% — bem acima do consenso de mercado, que apontava para alta de 0,9%. O dado mais forte que o esperado já abre margem para um crescimento anual de 3%, assim como aconteceu nos anos de 2022 e 2023. Os setores de serviços e indústria foram os grandes destaques, bem como o consumo das famílias e a chamada taxa de investimentos. Um ranking elaborado pela Austin Rating coloca o PIB do Brasil como o de segundo maior crescimento no segundo trimestre entre 50 países. Por outro lado, o PIB deve criar um problemão para o Banco Central. O aquecimento da economia corrobora uma piora nas projeções de inflação do Brasil e pode demandar altas de juros no Brasil. Economistas já entendem que é alto o risco de a inflação estourar o teto da meta e que o BC pode intervir nos juros já na reunião de setembro. Além do PIB, a valorização do dólar e a bandeira vermelha da conta de energia também devem pesar sobre os preços. Diego Gimenes entrevista Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad.

O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h.

Oferecimento de JHSF

—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: http://www.instagram.com/vejanoinsta/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/

8 Comments

  1. A MEU VER, O PIB APRESENTADO COM O PARQUE INDUSTRIAL SUCATEADO LEVA ESTA POSIÇÃO QUE PARECE SER PUNJANTE SE TORNA INCONSISTENTE NO CONTESTO ECONÔMICO E FINANCEIRO DO BRASIL COM INFLAÇÃO E DÓLAR ALTÍSSIMO!

  2. Para o país crescer de forma correta sem ter que ficar aumentando e baixando os juros é controlar os gastos públicos. Porém este governo não fará isso e a dúvida pública será cada vez maior até explodir em algum governo da direita.

  3. Tudo é manipulado, não confio nesse governo, olha o desemprego caindo isso é mentira por que eles tiraram quem recebe bolsa família, tudo esse governo é uma fraude, estão injetando dinheiro público dai fica fácil subir o PIB, a dívida no governo Lula subiu mais de 1 trilhão de reais !!!!

  4. Precisamos eliminar tanto subsídios para ajustar as contas públicas. Isso sim faz o equilíbrio trazendo a calmaria e sobrando recursos para investimentos, que ajuda no crescimento desejado.

  5. Dá pra ver a lágrima escorrendo dos olhos dos minions…. O Brasil não quebrou. Não virou comunista. Não virou a Venezuela. O PIB cresce pelo segundo ano consecutivo. Que peninha de vcs….

  6. Os neoliberais financistas egoístas e a classe "mérdia" pira com o crescimento do PIB com distribuição de renda no governo Lula. Ah! deve ser sorte e não se sustenta….. O próprio Lula sempre fala precisamos conceder renda para quem tem propensão marginal a consumir. Eita! falei economês kkkkkkkkkk

  7. Vou explicar para os leigos… PIB está maqueado…Marcio Pochmann é o único petista com cérebro. e está manipulando os dados do IBGE… Qq operadorer mais mediocre da Faria Lima já enxergou… Só não vê, os cegos intencionais.