O surpreendente resultado do PIB e entrevista com Paulo Gala

As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta terça-feira, 3. O IBGE publicou há pouco o resultado do PIB do Brasil no segundo trimestre de 2024 e o assunto é o destaque desta edição do VEJA Mercado. A expectativa do mercado era de que o país crescesse 0,9% no trimestre. O Ibc-Br, índice calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do PIB, havia registrado um crescimento de 1,1% no segundo trimestre. Os economistas têm melhorado suas projeções para o crescimento da economia brasileira em 2024. O otimismo tem como base o aumento do consumo das famílias e o aquecimento de setores-chave, como o comércio e os serviços, bem como as baixas taxas de desemprego do Brasil. Os economistas do banco J.P Morgan revisaram seus números e apostam num crescimento de 2,9% do PIB este ano — o mesmo resultado do acumulado de 2023. O Banco Central fez três leilões de dólares em dois pregões para tentar conter a alta da moeda americana no Brasil. As operações à vista e de swap cambial movimentaram cerca de 25 bilhões de reais e mantiveram o dólar estagnado nesse período. Diego Gimenes entrevista Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master.

O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h.

Oferecimento de JHSF

—————————————————————————

Assine VEJA: https://abr.ai/2VZw8dN

Confira as últimas notícias sobre o Brasil e o mundo: https://veja.abril.com.br/

SIGA VEJA NAS REDES SOCIAIS:
Instagram: http://www.instagram.com/vejanoinsta/
Facebook: http://www.facebook.com/Veja/
Twitter: http://twitter.com/VEJA
Telegram: http://t.me/vejaoficial
Linkedin: http://www.linkedin.com/company/veja-com/

24 Comments

  1. Adificuldade do analista de dar essas notícias são gritantes. A TORCIDA pelo aumento de juros é vergonhoso. Conserteza seu rendimentos vêm do juros alto. UMA VERGONHA SUBIR OS JUROS!

  2. Amigo ai de baixo a causa do brasil crescer vai fazer 2 anos que saiu do governo, nao fico surpreso em nada, fiz o L e esperava isso mesmo, o milagre se chama LULA, aguardem que vem muito mais…

  3. O PIB no Brasil é divulgado pelo IBGE.. cujo presidente é o Márcio Porchmann.. indicado pelo Lula. Pochmann no dia da posse teve rejeição de parte do próprio PT, por ter manipulado dados na época em que estava no IPEA, obviamente manipulado dados em favor do governo.
    Existem mais 3 orgãos que analisam o PIB, todos com seus presidentes indicados pelo governo ou com pesquisa baseada no que o IBGE manda.
    Em resumo, o governo divulga os resultados das ações o próprio governo. Vocês acreditam que na Venezuela e Coreia do Norte as notícias são de um PIB ruim? É óbvio que não.

  4. Traduzindo, estamos longe do ideal, ainda há muito trabalho a ser feito pelo governo, porém com mais empregos e salários maiores, as famílias estão vivendo com mais dignidade, consumindo mais e podendo trocar o carro, reformar a casa e gastar mais no mercado, mais com serviços como restaurantes e salões de beleza. Investindo tbm em novos negócios e empreendimentos, refletindo no registro recorde de abertura de novas empresas. É isso que mostram os dados divulgados pelo IBGE nesta terça, que indicam que o Produto Interno Bruto do país, o PIB, cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024, em relação ao trimestre anterior. Segundo pesquisa da Austin Rating, o 2º maior crescimento no mundo no 2º trimestre de 2024 em comparação com o 1º trimestre. Surpreendendo o que os abutres da Faria Lima e do mercado especulativo esperavam e precificavam, sinalizando um maior e mais sustentável crescimento da economia no ano todo, já que não é puxado pelo agronegócio e nem pelas commodities, obrigando novamente os "analistas" revisarem suas projeções para um PIB anual maior, de cerca de 3%. E nada do Brasil “venezuelar” e nem “argentinizar”. A bozolândia segue torcendo contra e incrédula com tanta opressão. Selva!

  5. A mídia dos pseudoliberais brasileiros sempre botando cabelos em ovos ou chifre em cabeça de cavalo. Esse é o único país no mundo que é proibido ter crescimento da economia, porque os rentistas e especuladores preferem os juros altos e o desemprego.