As revoluções e a guerra civil chinesa

A maioria das pessoas sabem que, atualmente existem duas repúblicas chinesas, a continental, chamada República Popular da China e a ilha de Taiwan, chamada República da China. Neste Nerdologia, entenda a origem dessa divisão e como se deram as revoluções chinesas.

Apresentação e Roteiro:
Filipe Figueiredo – https://twitter.com/xadrezverbal

Edição e Arte:
Estúdio 42 – http://www.estudio42.com.br

FONTES
A Revolução Chinesa, de Wladimir Pomar: https://amzn.to/3ZN2yXY
The Chinese Civil War: 1945-49, de Michael Lynch: https://amzn.to/3Y53kOJ

SAIBA MAIS
Livro A História da China Popular no Século xx, de Shu Sheng: https://amzn.to/4gJeDU3
Volumes 12 e 13 da coleção The Cambridge History of China: https://www.cambridge.org/core/series/cambridge-history-of-china/A4D3D77A97EACA3F903136BBF64B9169

CLIQUE CONFIRA OS OUTROS CANAIS DO JOVEM NERD: https://linktr.ee/jovemnerd0
NERDBUNKER: https://www.youtube.com/@Nerdbunker
JOVEM NERD: https://www.youtube.com/@JovemNerd

#nerdologia #jovemnerd

23 Comments

  1. China é um exemplo de país que se libertou dos parasitas e colonialistas intenacionais e de uma elite comprada, e se tornou de fato uma Super Potência Soberana com S maiúsculo💪🏻 Um exemplo para os países do Sul Global seguir.

  2. Acho que faltou esclarecer três coisas muito importantes:

    — Com a Revolução de 1911, alguns países que eram vassalos/protetorados chineses como o Tibete e a Mongólia, se separaram da 1ª República Chinesa, a Mongólia em particular porque se tornou monarquia na forma de um Canato (o Bogd Khanate) até meados de 1920, quando os comunistas fundaram um Estado Comunista alinhado com a URSS e que, na prática, era um Estado-Satélite e Tampão. Ainda havia um Estado Tuvano em Uryankhay que o Império Russo anexou depois. O Turquestão também tentou duas vezes, mas foi anexado pela China, de forma totalmente hipócrita assumindo a Ideologia da Dinastia Qing de que a China não era um nação de uma etnia, mas de vários povos

    — A Era dos Senhores da Guerra do século XX não foi a primeira (tanto que é parte da cultura literária e cinematográfica chinesa como "O Romance dos 3 Reinos" de Luo Guanzhong) e nem era como nós ocidentais pensamos. Pelo contrário, não eram feudos, eram Camarilhas (ou Clique como chamam em Inglês) militares de generais e oficiais do Antigo Exército Imperial Qing que se fixaram em regiões de fronteira. Uma atenção Particular ao Clique/Camarilha de Yunnan, pois, em quase 800 anos desde a conquista do Reino de Dali pelos Mongóis em meados de 1230/40, Yunnan nunca foi independente, e com a camarilha poderia ter caminhado pra sua independência e formação de um proto-estado, como o Turquestão Oriental que suplantou a Camarilha Xiongnu.

    — A Política Qing de senhores com exércitos privados meio que salvou a China na Rebelião Taiping, pois os Exercícios Imperiais (chamados de 4 Estandartes) não deram conta e o Marquês Zeng Guofan de Yyong teve que ajudar a organizar os Exércitos do Estandarte Verse e de Xiang pra suprimir rebeliões internas.

  3. Porém, poucos sabem disso que no século passado houve revoluções de 1911 e guerras civis da China a 1948 com a vitória dos comunistas é recém proclamada "República Popular da China" ou China Comunista por Mao Tsé-Tung. Já os nacionalistas chineses derrotados fugindo para ilha de Taiwan ou República da China há séculos batizado pelos navegantes portugueses de "Ilha Formosa" durante na 2ª Guerra foi ocupada pelos exércitos imperial japoneses do Império do Japão dois países falam o mandarim como idioma oficial apesar das relações não serem boas futuramente será invadida pela a China em uma possível eventual 3ª Guerra Mundial.